quinta-feira, 6 de novembro de 2014

COZINHA E SAÚDE: Uma importante relação

Cozinha tem tudo a ver com saúde! Cozinhar pode fazer muito bem à saúde, e curar muito males. Isso porque quando preparamos nossas próprias refeições, sabemos exatamente o que comemos, e podemos substituir ingredientes pouco saudáveis por outros melhores para nossa saúde, além de podermos dosar melhor o sal, açúcar e a gordura que ingerimos. Além de tudo, é uma terapia!
A correria do dia-a-dia e a falta de tempo normalmente são nossas desculpas para descuidar da alimentação, não é mesmo? Pois hoje é dia de aprender uma receitinha muito, muito simples e deliciosa: Bolo Integral de Banana, ideal para acompanhar aquele cafezinho da tarde, ou mesmo no café da manhã!
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo integral (se você ainda não é adepta a esta farinha, tente introduzi-la aos poucos no cardápio, substitua uma xícara por farinha de trigo comum)
3 ovos (aproveite para usar o ovo caipira, mais saudável e muito mais saboroso)
3 bananas bem maduras picadas
3 xícaras de açúcar mascavo (pode ser substituído pelo demerara)
1 colher de sopa de óleo (as melhores opções são os óleos de coco, canola ou girassol)
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó (quando utilizamos o trigo integral, o ideal é sempre aumentar um pouco a dose de fermento, pois a massa fica mais pesada)
Canela a gosto
A preparação não poderia ser mais simples, basta juntar todos os ingredientes em um recipiente, deixar as bananas picadas e o fermento por último. Em seguida, passar a massa para uma forma untada e levar ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Muito fácil, não é?
Não esqueça que cozinha é lugar de experimentações, então aproveite para inovar nas receitas, quem sabe acrescentar um punhado de uvas passas? Ou até algumas castanhas, amêndoas, nozes...
Bom apetite!

Nenhum comentário: