domingo, 29 de dezembro de 2013

8 dicas para ativar a mente

É possível se prevenir da doença de Alzheimer criando o hábito em realizar algumas atividades para estimular a mente. As causas e origem do Alzheimer ainda não são claras para a ciência. Então, na dúvida, é melhor prevenir.
Jogos de raciocínio e de estímulo à memória são importantes. Xadrez, sudoku e palavras cruzadas são boas dicas.

Manter-se atualizado sobre os últimos acontecimentos ajuda também. Além ter mais assuntos na roda com os amigos, a pessoa que lê revistas e jornais diariamente estimula a mente contra os efeitos da doença.


Aprender a tocar um instrumento é sempre uma atividade agradável, ainda mais ao se saber que ela é uma aliada na prevenção do Alzheimer. Desenhar e pintar também vale.


Exercitar a atenção é essencial. Pode-se treinar com atitude simples, como observar os detalhes de objetos de casa


Por que fazer o mesmo caminho todos os dias? Novos lugares são ótimos para conhecer novas pessoas. Sair da rotina é estimulante e ajuda a prevenir a doença também.


Uma dieta equilibrada colabora na perda de peso e no ganho de memória. Alimentos com vitaminas B12, tiamina, ácido fólico e ômega -3 ajudam na memorização. Frutas com alto índice de antioxidantes também colaboram.

Outro aliado: exercício físico regular. Uma caminhada no parque pela manhã relaxa e ajuda a manter a saúde mental. Os exercícios também podem ser aliados no combate à hipertensão, fator que aumenta o risco de se ter a doença de Alzheimer.



É muito importante sempre manter o bom humor e fugir do stress. A depressão é um dos grandes vilões.

Nenhum comentário: