segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Alimentos que trazem sorte na virada do ano

A nutricionista Paula Castilho seleciona os melhores alimentos para consumir na ceia de Ano Novo, que além de trazerem sorte, são ótimos para a saúde
Arroz: Representa fertilidade, riqueza e abundancia
Benefícios: Escolha o arroz integral, por possuir mais nutrientes. Rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e manganês, ainda tem ação antioxidante.

Champanhe: Feito com uvas, para os portugueses, a uva garante fortuna.
Benefícios: Além de neutralizar a perda de memória associada ao envelhecimento, retarda o aparecimento de doenças degenerativas do cérebro, como a demência. São ricos em polifenóis, que são encontrados nas uvas vermelhas de alguns espumantes.

Vinho: Feito com uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.
Benefícios: Previne doenças coronárias. O vinho é capaz de reduzir os níveis de colesterol bom.

Lentilhas: Traz boa sorte.
Algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, basta uma colher de sopa na ceia para garantir o ano todo de fartura.
Benefícios: é do grupo de leguminosas, tem alto valor nutricional, pois contém proteínas e são praticamente isentas de gordura. Rica em vitaminas do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio.

Porco: É um animal que anda para frente e, por isso, é visto como sinal de prosperidade. 
Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.
Benefícios: Lombo, paleta e pernil são mais saudáveis do que a carne de frango. A carne de porco é ainda fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células. É também rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1.

Romã: É símbolo de fartura e fertilidade. 
A tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.
Benefícios: Atua na diminuição do colesterol, previne diabetes, obesidade, hipertensão, além de ser um antioxidante poderoso.

Nenhum comentário: