segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Receitinha do dia: Polenta mole com ragu de vitela

Hoje é dia de mais uma receitinha deliciosa aqui no blog! O prato de hoje é super aconchegante e simples de se fazer. Que tal uma deliciosa polenta mole com ragu de vitela?
Esta receita serve duas pessoas, mas é só adaptar as quantidades para aumentar as porções, sem mistério.
Vamos aos ingredientes:
Para a polenta:
1 xícara de farinha de milho fina
3 xícaras de água
1 caldo de legumes
1 col. de chá de manteiga
½ cebola ralada
Sal e pimenta à gosto
4col. de sopa de creme de leite
 Para o Ragú de Vitela:
300g. de peito de vitela
1col. de sopa de óleo
½ cebola picada
2 dentes de alho
200ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
1col. de sobremesa de trigo
¾ de xícara de água
Sal e pimenta à gosto
2col. de sopa de salsinha e cebolinha
Para fazer a polenta, junte a farinha de milho com uma xícara de água em temperatura ambiente, enquanto isso ferva as outras duas xícaras de água com o caldo de legumes. Em uma panela doure a cebola ralada na manteiga, e em seguida junte a mistura da farinha de milho com a água. Vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sem parar (esse é o segredinho para a polenta não empelotar). Deixe cozinhar em fogo baixo e, se necessário acrescente mais água, até que a polenta fique bem cozida. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite (sempre prefira o fresco, que é mais consistente e saboroso). Agora é hora de provar e sentir se é necessário adicionar sal e pimenta, isso porque o caldo de legumes já é salgado, e o creme de leite ameniza o tempero.
Agora vamos ao ragú.
Para um bom ragú, o segredo é cozinhar beeeem devagar, em fogo brando, que leva aproximadamente 1 hora. Para agilizar o trabalho, que tal utilizar a panela de pressão? (os grandes chefs que não leiam isso, mas o resultado é delicioso também).
Primeiramente, em uma panela (caso queira fazer a receita na panela de pressão, já comece com ela) junte o óleo e a cebola, e quando ela já estiver quase dourada, coloque o alho picado também (o alho sempre deve ser acrescentado depois da cebola, pois doura mais rápido). Quanto tudo já estiver bem douradinho, acrescente a vitela e sele-a, em seguida adicione o vinho e mexa um pouco. Depois é só adicionar os tomates pelados, a água, sal, pimenta e uma parte dos temperinhos (deixe o restante para decorar). Caso opte pela panela de pressão, feche a panela e após o início da pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. No caso da panela comum, o tempo de cozimento é de aproximadamente uma hora, em fogo baixo.
Ao final, se necessário, acrescente o trigo para engrossar. O ideal é retirar, com uma concha, um pouco do molho e, em um recipiente separado dissolver o trigo e depois devolver a mistura à panela.
Pronto! Não é muito simples de fazer?!  Agora, não se esqueça de caprichar na apresentação do prato, este é um segredo importante para o sucesso da receita, afinal, comemos com os olhos também, e eles são responsáveis pela primeira impressão que temos sobre a comida!
Bom apetite!

Nenhum comentário: