terça-feira, 23 de setembro de 2014

Você já ouviu falar da série "Downton Abbey"?

O seriado da televisão britânica se passa no início do século XX, a partir de 1912, e conta a história dos Crawley, uma família aristocrática inglesa, e de seus criados. A série foi criada por Julian Fellowese, e começou a ser exibida no Brasil pelo canal GNT. Já foram exibidas quatro temporadas no Reino Unido e nesse domingo (21) teve a estréia do primeiro episódio da quinta temporada.

A primeira temporada começa com a notícia do naufrágio do Titanic, em 1912, que acaba tendo um impacto sobre o destino de Downton Abbey. Também na primeira temporada, mostra que a criadagem da família é vasta e possui um elaborado sistema hierárquico, que passa por criadas, lacaios e mordomos, chega ser até um drama cômico, pois como tem um criado para cada atividade da casa, em uma cena o criado que é responsável por abrir a porta não está, e uma visita chega na residência, e ninguém abre a porta pois o criado responsável não está presente e todos ficam meio nervosos com a situação, até que o mordomo abre a porta. O seriado se passa em uma época totalmente diferente da nossa. A segunda temporada acontece entre 1916 e 1919, cobrindo a Primeira Guerra Mundial. A terceira temporada decorre entre 1920 e 1921, e a quarta começa em Fevereiro de 1922 e decorre até o verão de 1923.
O Highclere Castle, localizado em Hampshire, é usado nas filmagens exteriores de Downton Abbey e na maior parte das interiores. A área em que os criados moram foi construída nos Ealing Studios.
A recepção ao programa tem sido predominantemente positiva; a audiência é considerada alta para uma série de época e recebeu diversos prêmios e indicações desde a sua primeira temporada. Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde Brideshead Revisited, de 1981, e entrou no Livro Guinness dos Recordes de 2011 como o "programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica" do ano.



Nenhum comentário: