segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sentir medo é ótima chance para treinar a coragem!

"E agora?". Inúmeras vezes em nossa vida nos defrontamos com essa pergunta. 
Situações das mais variadas origens nos remetem a esse mesmo questionamento. 

Mas será que isso é por acaso? Não mesmo. 

Afinal, essa dúvida vem de onde? O que ela significa? Chamo isso de checagem de procedimento. Mas essa pergunta pode ser ainda mais reveladora. Ela pode demonstrar medos ocultos.

Outra pergunta reveladora é: "e se?". 
O medo é uma das mais antigas e poderosas emoções dos seres vivos. Ele tem sua origem no sistema límbico, na parte "mais antiga" do cérebro, a qual chamamos de cérebro reptiliano. 
Para entender melhor, imagine que nosso cérebro é uma tartaruga (cérebro reptiliano, primitivo), que tem um cavalo sobre ela (córtex cerebral - cérebro dos mamíferos). E sobre esse cavalo existe um homem (neocortex - cérebro mais moderno). 

Essa evolução fez com que o ser humano saísse das cavernas e dominasse os meios que lhe permitiram habitar todo o planeta, independente das condições climáticas. 

O fogo, a roda, a agricultura e assim por diante, foram determinantes para isso. Então, evolutivamente compartilhamos a emoção do medo com inúmeras espécies animais.

Se, para lá do que pensamos ou dizemos, no fundo de nós mesmos valorizamos mais o poder do que o amor, aquilo que preside a tudo o que fazemos é o medo. 

Basicamente o medo de falhar, de não corresponder às expectativas dos outros, e de nós próprios sobre o nosso desempenho, de perder, de ficar para trás, de não ser devidamente reconhecido.

O medo é uma grande ferramenta de autopreservação. Na pré-história e ainda hoje. 

O que acontece com certa frequência é que essa preservação pode ser interpretada de forma diferente. 

Mas, afinal de contas, pra que serve esse pequena aula sobre a evolução do cérebro? 

Para que você perceba que não é errado ter medo. Esse sentimento é natural e biológico. Mas durante nossa vida acabamos por desenvolver medos infundados ou mesmo improdutivos. 

O medo existe, afinal só o tolo não tem medo. O que faz toda a diferença é o que o medo faz com você.

Nenhum comentário: