sábado, 24 de maio de 2014

O que você ainda não sabe sobre a maternidade

Por Priscilla Sbarra
Inspirado no texto de Marianna Romão, da Personare

Desde muito jovens as mulheres são bombardeadas por perguntas e opiniões sobre quando serão mães ou como viverão a maternidade. 
E por isso estão acostumadas a ouvir certa "voz" sempre que tais exigências aparecem em suas vidas. 
Mas o que diz essa voz? 

O objetivo dessa reflexão não é responder todas as exigências, nem contradizer nenhuma delas em definitivo. 
Mas que bom seria se conseguíssemos flexibilizar um pouco tais "normas", tirando o peso que é encarar a maternidade como um roteiro pré-fixado e pré-conceituado, inclusive financeiramente. 

Lado negativo da maternidade costuma ser negado
De início, há uma nota mental a ser guardada: ser mãe não é um estado homogêneo, natural, nem imanente a todas as mulheres. 

Ninguém é obrigado a assumir o papel de pai ou mãe quando não sente vontade de fazê-lo, assim como não existe uma receita de boa mãe quando o quesito é gerar ou criar um filho. 

Já que não somos naturalmente destinadas para tal estado, o importante é estar consciente das suas capacidades e limitações e ser honesta consigo mesma antes de tomar qualquer atitude. 

Cientes da decisão de ser mãe como desejo e possibilidade, e não como fruto de pressões sociais, seguimos.

Assim, a obrigação vai além e torna-se quase moral: não apenas tem que ser mãe, mas tem que ser uma boa mãe - seguindo requisitos sobre-humanos e de certa forma arbitrários. 

Chegou-se a um ponto onde os pais têm dificuldade até em dizer uma simples palavra: não. 

O medo de ser visto como uma mãe ruim é grande e a culpa fica sempre presente.

Contos de fada e o ideal de perfeição materna
Atenção para o fato de que a tríade "pai + mãe + filho" é para nós, a principio, é uma premissa de família saudável. 

No entanto, os arranjos familiares pouco importam, enquanto o amor e o cuidado estiverem presentes na educação e no crescimento dos filhos.
Assim, o que a priori poderia ser visto como negativo torna-se um motivo de crescimento e desenvolvimento para os filhos. 

Cumprir o "roteiro mãe" sem fazer essas reflexões, pode acabar prejudicando muito a atmosfera afetiva que rodeia uma mulher. 

Ao tomar consciência de todas essas questões, a pessoa que está levantando possibilidades de vir a ser mãe ou até sofrendo com o tema e as exigências, pode resolver essas pendências consigo mesma e tomar suas decisões de maneira mais completa.

Para Assistir: Seriado da Fox, Modern Family 

Nenhum comentário: