Fábia Christina Vicari
O estresse da vida moderna traz algumas conseqüências ao corpo.
Uma delas podemos identificar na própria musculatura. Músculos rígidos e doloridos, dores no corpo, na região do pescoço ou nas costas, dores de cabeça, movimentos com amplitudes limitadas, problemas posturais, são algumas conseqüências que podemos relacionar ao aumento da tensão muscular.
A tensão muscular é uma reação natural do corpo antes de um nível de estresse excessivo. Antes dessa explosão, nossos músculos ficam esgotados, dando como resultado as dores musculares. É uma maneira dos nossos músculos dizerem que estão tendo um esforço maior do que estão acostumados a sentir.
Pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional. Toda tensão psicológica ou física se traduz por um aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa.
Nem todas as pessoas ficam tensas nos mesmos grupos musculares, pois existem diferenças significativas entre cada indivíduo na elaboração de emoções do dia a dia, tais como medo, preocupação, frustrações, ansiedades, tristezas.
Caso os sintomas não sejam tratados a tempo, pode tornar-se um problema fisiológico constante se não forem buscadas suas causas primárias. Altos níveis de tensão muscular tornam o suprimento sanguíneo para o músculo insuficiente, diminuindo a percepção sensorial, causando um acúmulo de produtos tóxicos na célula e predispondo a fadiga muscular e dor contínua.
O gelo ameniza efetivamente a dor e diminui a inflamação. O calor aumenta a circulação e pode ser eficaz no alívio da tensão muscular.
Massagens ajudam a diminuir a tensão dos músculos e produzem alívio temporário.
Respiração profunda e lenta também é relaxante.
Porém, para um relaxamento progressivo, procure um lugar calmo onde você não seja incomodado. Outras técnicas de relaxamento incluem meditação, ioga e exercícios.
Além disso, você pode desenvolver alguns de seus próprios métodos de relaxamento, como arranjar um passatempo ou ouvir a uma boa música. Faça aquilo que funcionar em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário