quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Hoje começou a Primavera. Tempo de renovação e de cuidado com seu fígado!



Primavera: É a mudança tão esperada depois do inverno. As sementes germinam, as flores florescem, e o sol aquece a terra. Há um sentido de renovação e nova vida ao redor. 




Enquanto o inverno foi um momento para economizar energia e reduzir a atividade, a primavera é uma época de regeneração, novos começos e uma renovação do espírito. 

O Princípio dos Cinco Elementos na Medicina Chinesa:

Os cinco elementos referem-se a madeira, fogo, terra, metal e água na filosofia oriental. O Princípio dos Cinco Elementos (conhecido como Wu Hsing, em chinês) descreve o fluxo de Qi (energia vital) e o equilíbrio do yin e yang. 



De acordo com este princípio, toda mudança - no universo e em seu corpo - ocorre em cinco fases distintas. Cada uma destas fases é associada com um determinado momento do ano, um elemento específico da natureza, e um par de órgãos no corpo. 





As estações do ano, com seus aspectos da natureza afetam os órgãos do seu corpo e dos processos fisiológicos. 

O praticante de medicina tradicional chinesa utiliza este princípio para diagnosticar e tratar problemas de saúde, ligando alimentos específicos, ervas e pontos de acupuntura para a restauração do yin-yang e Qi. 

Primavera: primavera é o momento ideal para a limpeza e rejuvenescimento para a saúde global e do bem-estar. A primavera é representada pelo elemento madeira e inclui o fígado, além de seu órgão complementar que é a vesícula biliar. Estes dois órgãos são normalmente os principais alvos para a limpeza e saúde durante a primavera.

De acordo com a filosofia da medicina chinesa, o fígado é responsável pelo fluxo de Qi (energia) por todo o corpo. 

Assim, para uma ótima saúde nesta primavera, é importante você trabalhar a energia Qi! 

Alongamento - O fígado controla os tendões. 

Segundo a medicina chinesa, o fígado armazena o sangue durante os períodos de descanso e, em seguida, libera-o para os tendões quando estão em atividade. Portanto, agora é um bom momento para se alongar e fazer a manutenção da saúde dos tendões além de ampliar sua flexibilidade. Incorpore um estiramento da manhã em sua rotina. 



Pratique ioga, pilates ou tai chi chuan, além de se espriguiçar!

Exercícios para Olhos: o fígado é conectado com os olhos. Lembre-se de fazer pausas quando olha para um monitor de computador por longos períodos de tempo e fazer exercícios para os olhos. 




Neste período de Primavera coma muito verde - o verde é a cor do fígado e da primavera. Comer plantas jovens - frescas, folhas verdes, brotos, e ervas de cereais jovens pode melhorar as funções globais do fígado e ajuda na circulação de QI. 



Sabor Amargo - Alimentos e bebidas com sabores azedos são ótimos ​​para estimular o QI do fígado. Coloque fatias de limão em sua água potável, use vinagre e azeite para o molho de salada. Decore o seu sanduíche com uma fatia de picles



Aproveite e faça mais atividades ao ar livre - Se você tem se sentido irritado, encontre uma atividade ao ar livre para suavizar  a estagnação do QI do fígado. Tente caminhar no parque. Aproveite para experimentar a prática do golfe. 

Aproveite para fazer Acupuntura: a acupuntura e a medicina oriental pode ajudar a melhorar a saúde geral do seu fígado, bem como tratar o estresse, raiva e frustração , que são frequentemente associados com a desarmonia do QI do fígado. 



Tratamentos de acupuntura sazonais, apenas quatro vezes por ano pode servir para tonificar o interior dos órgãos e pode corrigir pequenos aborrecimentos antes que se tornem problemas sérios. 

Consulte seu médico, nutricionista e seu acupunturista para ajudar você a ficar mais saudável nesta primavera!

Fonte:  Diane Joswick, L.Ac., MSOM

Para saber mais: 
https://www.acufinder.com/Acupuncture+Information/Detail/The+Spirit+of+Renewal+Spring+and+Traditional+Chinese+Medicine

Nenhum comentário: