sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Comida picante: Os prós e contras da pimenta.



Você usa pimenta o tempo todo em sua comida? Se sim, um novo estudo do “British Medical Journal” garante que você pode viver mais tempo que as pessoas que não colocam pimenta, e não usam muito “tempero” em sua vida.

Um estudo feito com meio milhão de pessoas na China, indicou que aqueles que comiam alimentos picantes, mesmo que apenas duas vezes por semana, reduziram seu risco de morte em até 10 por cento. E esse número aumenta para 14 por cento quando a ingestão de pimenta aumenta para seis vezes por semana.

Mas antes que você mergulhe de cabeça na pimenta, vai uma boa e uma má notícia.


A parte boa 

Além de ajudá-lo a viver mais, é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo aumentando a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, possibilitando um maior gasto calórico. Como se só isso não bastasse, a ingestão de pimenta pode retardar o processo de envelhecimento, já que aumenta o fluxo de sangue para o rosto e corpo.

Mas as vantagens não param por aí, alimentos picantes são uma excelente maneira de aliviar o congestionamento nasal e abrir as vias respiratórias. 

Durante séculos, as pimentas têm sido observadas como agentes medicinais, pois são repletos de vitaminas, como A e C, que podem impulsionar o sistema imunológico e até combater um simples resfriado. E também tem funções antibacterianas e anti-inflamatórias.




A parte má.

Porém também existem suas problemáticas, a “capsaicina” responsável por todos esses benefícios da pimenta, pode ser um irritante muito potente. Ela pode causar danos ao revestimento do estômago, causando gastrite, úlceras gástricas e doenças intestinais. A comida picante pode afetar também o seu intestino e agravar casos de hemorroidas.


Além disso os alimentos picantes, quando ingeridos em grande quantidade, podem causar danos para as papilas gustativas, fazendo-o perder o paladar aos poucos. 

Assim sendo, voltamos a máxima: procure o equilíbrio na sua alimentação para ter uma vida saudável!


#CristinaGuardia  #Pimenta  #Spicy  #chili  #Healthy #Saúde # Comida 



FONTE: http://www.today.com/health/spicy-food-pros-cons-added-heat-your-meal-t38181

Nenhum comentário: