segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

5 #truques para lidar melhor com o #estresse na hora de deixar de #fumar - #StopSmoking

Se você já deixou ou ainda está para deixar de fumar, você sabe, certamente, que a ansiedade e o "estresse" estão entre os maiores vilões dentre aqueles que querem vencer o vício de fumar. 
Ainda assim, abandonar o tabaco é, a longo-prazo, a melhor decisão para sua saúde e há vários truques que podem ajudá-la a diminuir os efeitos desgastantes da privação da nicotina. 

Conheça abaixo alguns conselhos sugeridos Luís Carreiro, coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, e saiba como deixar a tentação para trás sem ficar com os nervos à flor da pele. 

1. Pratique exercício físico diariamente
As vantagens de uma vida ativa são já bem conhecidas. O exercício pode ser fundamental para quem quer esquecer o maço de cigarros. 
Isto porque "o exercício físico tem um potencial ansiolítico importante ao diminuir os efeitos da privação da nicotina", bem como "os fatores de risco associados ao tabaco", melhorando, também, a saúde de uma forma geral. 

2. Troque as bebidas com cafeína e álcool pela água
A tentação de fumar um cigarro depois do café ou durante um copo de vinho com os amigos dificulta muito a tarefa dos que querem livrar-se do tabaco. Prefira a água, que, além de manter a hidratação, ajuda a expulsar mais rapidamente a nicotina do organismo. 

3. Mantenha a boca e as mãos ocupadas

O vício de fumar é, muitas vezes, desencadeado pelo próprio hábito de segurar o cigarro entre os dedos, já que o tabaco alimenta comportamentos frequentes, como o simples gesto de levar a mão à boca. 

Mascar chicletes e balas (ambos sem açúcar) pode ser uma boa opção e, para manter as mãos ocupadas, tenha por perto uma caneta esferográfica ou até as suas chaves. 

4. Afaste-se de objetos que lhe lembrem o tabaco

 A mente funciona por associação. Olhar para um isqueiro, um cinzeiro ou até ma caixa de fósforos pode ser suficiente para reavivar a vontade de fumar.

Tentar manter estes objetos fora do seu campo de visão pode ajudá-la a resistir mais facilmente à tentação. 

5. Seja otimista

 Ter pensamentos positivos e relembrar a si mesma todos os dias sobre os benefícios de deixar de fumar, assim como valorizar os objetivos que for alcançando são ações fundamentais. 

Sabia que, apenas 72 horas depois do último cigarro, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração se torna mais fácil?

 E que cinco anos de abstinência do tabaco reduzem o risco de cancro da boca e do esófago em 50%?

Se o seu receio é não conseguir vencer o vício sozinha, peça ajuda! Para os casos mais complicados, em que existe uma grande dificuldade de controlar a ansiedade, o acompanhamento psicoterapêutico pode ser uma ferramenta fundamental. 

Fumar é, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte passível de prevenção. A Direção Geral de Saúde estima que 7 em cada 10 portugueses querem deixar de fumar e o esforço compensa: quem deixa de fumar vive, em média, mais de 10 anos do que um fumador que mantém o vício.

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