sábado, 22 de novembro de 2014

A VERDADE SOBRE OS ALIMENTOS DA MODA: Quais os Reais Benefícios à Saúde e como Consumi-los

O verão está chegando, e nesta época do ano as academias começam a lotar e os cuidados com a alimentação viram assunto entra as mulheres, tudo para exibir um corpo mais enxuto nas festas de final de ano e aposentar de vez a canga na praia.
Para isso, além de exercícios físicos regulares – o que deve ser incorporado à rotina do ano todo –, a alimentação é a chave do sucesso para a perda daqueles quilinhos extras e para a manutenção da saúde.

Porém, vivemos em meio a uma tempestade de informações, a cada dia novos produtos chegam às prateleiras dos supermercados e lojas de produtos naturais prometendo “milagres” para a saúde e para a perda de peso.
Mas você sabe para que serve cada um desses alimentos e como consumi-los? Que tal saber um pouco mais sobre os mais badalados deles e entender como incorporá-los ao seu dia-a-dia?

Vamos começar pela chia, que já está há algum tempo dentre os alimentos queridinhos daqueles que desejam emagrecer ou manter uma alimentação saudável.
A semente de chia é extremamente rica em nutrientes, especialmente Omega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas e fibras.


As fibras presentes nesta semente provocam incrível sensação de saciedade, uma vez que “incham” no estomago, formando uma espécie de gel. Além disso, equilibram o nível de açúcar no sangue.

Este alimento pode ser incorporado facilmente ao dia-a-dia, seja na forma de semente ou de farinha, e elas podem ser adicionadas a sucos e vitaminas, polvilhada sobre saladas, frutas e sopas, ou ainda adicionadas às massas de pães, bolos e crepes.

O próximo alimento é a linhaça, que varia entre a marrom e a dourada, podendo ser encontrada em forma de semente ou de farinha. Os benefícios desta semente são muitos, você vai se surpreender.


Em primeiro lugar, é um poderoso aliado no processo de emagrecimento, uma vez que torna a liberação de glicose no sangue mais lenta, evitando os famosos picos glicêmicos. E porque isso ajuda a emagrecer? Porque quando há picos de açúcar no sangue o nosso organismo libera insulina, hormônio que, em maior quantidade, auxilia no acúmulo da chamada “massa gorda”, ou seja, gordura. De quebra, este benefício ainda ajuda no controle e na prevenção da diabetes.

Como se não bastasse, a linhaça ainda é amiga do coração, pois reduz o colesterol LDL (ruim) e aumenta o colesterol HDL (bom), controla inflamações, melhora o funcionamento intestinal e contribui para a saúde dos ossos! Não é um super alimento? Vale a pena incorpora-lo à sua dieta! Como no caso da chia, a linhaça pode ser adicionada a sucos e vitaminas, polvilhada sobre frutas, saladas e sopas ou ainda adicionadas a massas de bolos, pães e crepes.

O próximo super alimento não é uma semente, mas uma frutinha que está fazendo a cabeça daqueles mais ligados em saúde e bem-estar, é a goji berry!


Esta frutinha originária da Ásia concentra grandes quantidades de vitaminas C, B1, B2 e B6, e é um poderosíssimo antioxidante, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, e até do câncer. Também é uma grande aliada contra o envelhecimento e contra o colesterol ruim, o LDL, além de colaborar na produção de proteínas, o que ajuda no enrijecimento dos músculos e na redução da flacidez.
Ufa! Mais um alimento que não pode ficar fora da dieta, não é mesmo?

No Brasil dificilmente se vê esta frutinha fresca, sendo mais comum encontra-la seca ou em cápsulas. Para que seus benefícios sejam alcançados, o ideal é consumir entre 15 e 45 gramas por dia, preferencialmente logo pela manhã, para encher o dia de energia, aproveite para adicionar ao iogurte ou à vitamina, fica uma delicia!

Agora que já sabemos dos benefícios destes alimentos que tanto ouvimos falar, que tal uma receitinha super saudável?

Panqueca de Grãos Germinados

Antes de começar, vale lembrar que os grãos germinados têm multiplicados os seus nutrientes e provocam sensação de saciedade.

Vamos aos ingredientes:

2col. de sopa de semente de chia
1col. de sopa de semente de linhaça
2col. de sopa de farinha de arroz (lembrando que esta farinha não contém gluten, mas pode ser substituída por outra de sua preferência. Fica uma delícia com polvilho azedo)
1col. de café de fermento químico
Sal à gosto (outros temperinhos são bem-vindos)

Para preparar, primeiramente coloque a chia e a linhaça em um recipiente e cubra com água. Deixe descansando de um dia para o outro – este processo fará com que os grãos germinem. Após aproximadamente 12 horas, escorra a água que restou (grande parte da água ficará em forma de gel, característica destes grãos). Acrescente a farinha, o fermento e o sal e, se necessário um pouco de água – a ideia é ficar uma massa pastosa.
Unte uma frigideira com pouco azeite e despeje a massa. Deixe dourar e vire até que o outro lado doure também. Rende uma porção.


Bom apetite!

Nenhum comentário: