quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Aproveite o final de semana no Museu: Conheça o Museu da Casa Brasileira

Na esquina de duas das mais importantes avenidas da cidade de São Paulo, Faria Lima e Cidade Jardim, pode-se avistar uma linda construção da década de 40, mansão erguida para a moradia do prefeito da cidade na época, e que desde os anos 70 abriga o único museu brasileiro especializado em design e arquitetura, o Museu da Casa Brasileira. 
Tá aí um programa delicioso para o final de semana!
O museu conta com um acervo permanente, onde se pode apreciar móveis dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, além de objetos em cobre, esculturas, telas e litografias, que resgatam um perfil da história paulistana da elite dos anos 40 e 50.
Além do acervo permanente, você pode conferir várias exposições temporárias que estão interessantíssimas, dentre as quais destaca-se a homenagem à arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, “Maneiras de expor: a arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi”, que revela a grande contribuição da arquiteta para a museografia nacional, além de destacar a influência da cultura popular brasileira em seu trabalho. É uma verdadeira imersão na vida e no trabalho da artista. A mostra fica aberta à visitação até o dia 09 do próximo mês.
Além disso, o amplo jardim do museu, que conta com mais de seis mil metros quadrados, abriga até o dia 19 deste mês, a mostra do artista Hugo França. Dentre as 15 obras desenvolvidas para a exposição, o artista criou, a partir de troncos e raízes de árvores descartadas, móveis modernos e imponentes, como bancos, cadeiras, chaise-longue, ofurô, mesas de vários tamanhos e esculturas. A ideia principal de Hugo é o reaproveitamento de troncos e árvores descartadas, ou seja, que iriam direto para o lixo, para o desenvolvimento de verdadeiras obras de arte. São objetos cheios de energia, que envolvem o visitante e se misturam à natureza.
Vale lembrar que essas são apenas algumas das atrações que podem ser conferidas no museu, que apresenta ainda a “Instalação Balanço do Amor Perfeito, da Marcenaria Baraúna”, realizada pelo MCB em parceria com a BOOMSPDESIGN, que fica no jardim do museu até o dia 09 de novembro, e também a exposição “A Casa e a Cidade: Coleção Crespi-Prado”, que marca a volta da coleção da Fundação Crespi-Prado e fica aberta à visitação até dia 31 de dezembro deste ano.
E para fechar a visita de uma maneira deliciosa, aproveite para saborear as delícias da culinária brasileira no Restaurante Santinho, do grupo Capim Santo, sob o comando da chef Morena Leite. O restaurante funciona de terça a domingo, das 10h às 18h e oferece buffet de almoço, além de serviço à la carte, que inclui quiches, saladas e lanches.
Diversão, conteúdo e boa gastronomia em um só lugar, aproveite o final de semana no museu! 
O MCB fica na Av. Brigadeiro Faria Lina n° 2705, e funciona de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.
Os ingressos custam R$ 4,00 reais, estudantes pagam R$ 2,00.
Aos sábados, domingos e feriados a entrada é gratuita.
Possui estacionamento pago.


Nenhum comentário: