terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Novos #estudos comprovam que #Botox funciona para amenizar os #sintomas da #depressão

Uma única injeção de Botox, tipicamente usada para melhorar a aparência de rugas faciais, pode ser um tratamento eficaz para a depressão .

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Hannover, na Alemanha descobriram que o tratamento dos músculos faciais, envolvidos na emoção, com Botox alivia os sintomas de depressão .

"Nossas emoções são expressas pelos músculos faciais, que por sua vez enviam sinais de feedback para o cérebro para reforçar essas emoções. Tratar músculos faciais com toxina botulínica interrompe esse ciclo", disse o pesquisador do estudo Prof. Tillmann Kruger em uma conferência de imprensa na Associação Americana de Psiquiatria.

Segundo os pesquisadores, os efeitos positivos sobre o humor têm sido observados em pacientes que tiveram tratamento de Botox para as linhas de expressão na área acima do nariz e entre as sobrancelhas.

Para confirmar estes resultados, Kruger e seu colega M. Axel Wollmer, MD, da Clínica Asklepios North Ochsenzoll em Hamburgo, Alemanha, fizeram uma pesquisa sobre a injeção de Botox como um tratamento adicional para doença.

Um total de 30 pacientes com níveis elevados de depressão crônica e resistentes aos tratamentos foram incluídos no estudo. Metade dos pacientes receberam uma única injeção de Botox e a outra metade uma única injeção de uma solução salina de placebo ("tratamento fake").

Seis semanas após um único tratamento, o grupo de Botox teve uma redução média de 47,1% nos sintomas de depressão versus 9,2% no grupo do placebo.

Kruger disse que o Botox pode oferecer um "novo tratamento, eficaz, econômico e terapêutico para o tratamento da depressão."

Por Caroline Cassels
Medscape Medical News
2014 (Nova Iorque)

Nenhum comentário: