sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sexta no #Cinema: #TimBurton volta aos cinemas com produção 'Grandes Olhos', inspirada na biografia da pintora #MargaretKeane

Tim Burton é um daqueles diretores que deixa sua marca em todos os filmes que dirige. Desde seu primeiro grande sucesso, Os Fantasmas se Divertem (1988), até a animação Frankenweenie (2012), o cineasta gosta de transitar entre o divertido e o bizarro; o esdrúxulo e o obscuro. 

Mas, na última década, é inegável que ele focou em grandes projetos, nem todos bem sucedidos. 
'Grandes Olhos': longa é estrelado por Christoph Waltz e Amy Adams (Foto: Divulgação)

Por isso surpreende que o diretor volte às telas com um filme de baixo orçamento e baseado em uma história real: Grandes Olhos, que estreou nesta quinta (29).

O longa narra a história do casal Walter e Margaret Keane (Christoph Waltz e Amy Adams). Ambos são pintores, mas o talento da casa está todo nela. 

Com o sucesso dos quadros da esposa, que retrata crianças com grandes e expressivos olhos, o marido se autointitula o autor das obras, virando um verdadeiro fenômeno no mundo das artes.

A mulher aceita tudo calada, até o dia em que se rebela.


Mesmo sendo apontado pelos críticos como um filme ‘menor’ de Burton, e ainda que alguns não vejam as características do diretor na trama, está tudo lá: o bom gosto pelos figurinos (a história se passa nos anos 1960); a trilha sonora que ‘conversa’ com as cenas (Lana Del Rey compôs a canção título especialmente para o filme); e as referências exóticas, como os momentos em que Margaret vê as pessoas com olhar desfigurado. 

A própria história em si tem aquilo que se espera de Burton: um certo ar de esquisitice naquelas figuras de olhos gigantes e assustadores.

O cineasta afirmou em diversas entrevistas que sua paixão pelo trabalho de Margaret Keane vinha desde criança.

 “Cresci vendo as pinturas onipresentes penduradas em salas de estar das pessoas e em consultórios médicos no subúrbio de Los Angeles. Havia algo sobre eles que eu achava interessante e perturbador. 
Tim Burton é grande admirador das obras de Margaret Keane (Foto: Divulgação)
Eles me deixavam gelados. Mas, assim como todo mundo, eu acreditava que Walter era o autor daquelas imagens. Foi um choque quando se espalhou a notícia de que era Margaret quem pintava”, disse ao Nottingham Post.

Nenhum comentário: