quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aprenda a fazer você também: Bacalhau Assado envolto em tiras de Bacon com Alecrim.

Hoje é dia de receita, esse prato é uma combinação inusitada e divina, além de ser fácil e rápido de se preparar: Bacalhau Assado Envolto em Tiras de Bacon acompanhado de Batatas Rústicas. A receita original do Bacalhau é do famoso chef Jamie Oliver, com pequenas adaptações.
Vamos aos ingredientes:
- Dois filés de Bacalhau Fresco com pele (aproximadamente 200g cada um)
- 8 Tiras de Bacon Defumado
- 4 Ramos de Alecrim Fresco
- Sal e Pimenta-do-Reino à gosto
- 1 Limão Siciliano
- Azeite de Oliva
Para preparar, primeiramente pique dois ramos de alecrim sobre uma tábua, salpique o sal e a pimenta-do-reino e regue com azeite de oliva, em seguida passe os filés de bacalhau sobre o tempero até que o peixe fique todo coberto pelo tempero. Em seguida, estenda as tiras de bacon sobre uma superfície plana e acomode os filés de bacalhau, devidamente temperados, envolvendo cada filé com quatro tiras de bacon (a gordura do bacon deixará o peixe macio e com um sabor especial). Achate um pouco os filés com a ponta da faca para que o bacon fique bem fixado ao peixe. Coloque os filés em uma assadeira com a pele voltada para baixo e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 12 minutos, ou até que as tiras de bacon fiquem douradinhas. Sirva imediatamente, com raspas de limão siciliano sobre cada um dos filés.
Para acompanhar, como não poderia deixar de ser, a boa pedida são as batatas!
Que tal batatas rústicas assadas com alecrim, alho e azeite? 
Vamos aos ingredientes, mas antes vale esclarecer que as quantidades para esta receita são variáveis de acordo com o seu gosto, não se prenda tanto a isso:
- 6 batatas inglesas (escolha as de tamanho médio)
- 6 dentes de alho
- Azeite de Oliva 
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 ramos de alecrim (como o bacalhau já é feito com alecrim, o ideal é não abusar do tempero no acompanhamento)
- Páprica (opcional)
Em uma assadeira, coloque as batatas cortadas em quatro partes, as folhas de alecrim, o sal, a pimenta-do-reino, os dentes de alho (com casca e tudo!) e ao final regue com bastante azeite (muita generosidade nesta parte!). Misture os ingredientes na própria assadeira para que os temperos alcancem todas as batatas. Pronto, agora é só levar ao forno até que as batatas fiquem douradas, aproximadamente 30 a 40 minutos, dependendo da potência do seu forno.
As batatas ficarão douradas por fora e macias por dentro, e o alho ficará muito cremoso, com sabor suave! A páprica também combina muito bem com esta receita, você pode acrescentar uma pitada ao servir.
Voilà, em menos de uma hora você tem uma deliciosa refeição! Bom apetite...
Postar um comentário