sábado, 30 de agosto de 2014

8 coisas terríveis que podem acontecer se você largar tudo para correr atrás dos seus sonhos

Desde que nascemos, fomos condicionados a acreditar que devemos seguir um certo padrão para que possamos ser aceitos na sociedade.
Tudo o que é diferente pode causar constrangimento, então toda a nossa realidade foi criada de modo a que não nos diferenciássemos do que é considerado normal pelos padrões sociais.
Por isso, resolvemos criar uma lista com coisas que podem dar errado caso você finalmente decida dar uma guinada na sua vida, largar o osso das 9h às 17h, e realmente ir fazer algo que te motive e que faça seu coração vibrar. 
E já adiantamos – há grandes chances de você entender que os riscos não são tão grandes quanto teus medos.

1) Eu posso me arrepender muito depois
A melhor forma de checar essa informação é se basear na vida e nos depoimentos de quem teve coragem de mudar. 
 Se você encontrar nos avise, porque pesquisamos o tema há bastante tempo, e nunca encontramos um depoimento de pessoas que se arrependeram.

2) Eu não vou conseguir viver sem meus pertences
Hoje você pode ter uma casa mobiliada e completa, mas com certeza, aqueles móveis e objetos não são responsáveis pela sua felicidade. Se você só pudesse fazer uma escolha: ter saúde ou ter todos os seus bens materiais, qual escolheria? 

3) Não vou conseguir ficar tranquilo sem a estabilidade do meu emprego
Quem disse mesmo que seu trabalho é estável? 
Se você fosse demitido amanhã, o que faria? Encontraria uma outra forma de se virar, da mesma forma que vai conseguir encontrar uma forma de ganhar dinheiro fazendo o que gosta, se colocar a mesma quantidade de esforço nisso.

4) Minha carreira vai desmoronar

Tem muita gente que acha que ser um Nômade Digital significa parar de trabalhar e sair pelo mundo com uma mochila nas costas. 
Não, a única diferença de um nômade digital para você é que, em vez de realizar suas funções fechado num escritório, ele trabalha de diferentes lugares do mundo.

5) Eu vou gastar muito dinheiro viajando

As pessoas que usam esse argumento não perceberam que têm gastado muito mais dinheiro estando paradas do que se estivessem viajando.
 Ter uma vida nos moldes tradicionais das grandes cidades é caro, muito caro. 
E viajar pode ser surpreendentemente mais barato, se você for inteligente. 

6) Vou ter que abandonar meus animais de estimação

Você não precisa deixá-los para trás – e nem deveria! 
Hoje em dia é possível levar o seu cão em viagens. 
Talvez a única escolha que vai ter que fazer é ficar um pouco mais de tempo nos lugares para que a rotina de mudanças não estresse os animais. 

7) Meus filhos vão ser prejudicados
Ser um nômade com filhos, era uma grande dificuldade anos atrás, mas hoje a tecnologia mudou esse cenário. 
Um dos métodos que estão sendo mais adotados são as metodologias que ensinam através da internet, como a Khan Academy (que hoje tem mais de 43 milhões de alunos pelo mundo), e várias outras. 
O objetivo é oferecer um ensino interativo e muito mais motivacional para uma geração que não consegue mais focar somente em uma coisa de cada vez. 
A educação precisa se adaptar à velocidade do pensamento dessa nova geração, e um quadro negro acompanhado de um professor falando, cada dia mais se provam ineficazes.

8) As pessoas vão achar que eu fiquei louco

Esse item é verdade. Muita gente vai achar mesmo.
Já ouviu aquele ditado que diz: “quem não ouve a melodia acha maluco quem dança”? É exatamente disso que estamos falando.

Texto excelente do Eme Viegas, publicado originalmente no site nomadesdigitais.com

Nenhum comentário: