terça-feira, 17 de junho de 2014

Nós contamos: tudo o que você não sabia sobre o segredo da felicidade duradoura

O segredo para a felicidade duradoura pode ser perfeitamente resumido em um conhecido mote da neurociência: “Neurônios que disparam juntos hoje tendem a dispararem juntos no futuro”.

"É um ditado clássico e amplamente aceito porque isso é muito verdadeiro", afirma o Neuropsicólogo Rick Hanson, autor de Hardwiring Happiness: A Nova ciência de cérebro de contentamento, calma e confiança.

 "Quanto mais tempo os neurônios trabalham, mais eles irão trabalhar, e mais intensamente, pois ganham força interior”.

Porem no dia-a-dia, muitos de nós não focamos em experiências positivas o tempo suficiente para que possam ser codificadas na estrutura neural – o que causa uma insuficiência no cérebro para que este possa trabalhar e realizar as conexões necessárias.

Por outro lado, nós, naturalmente, tendemos a nos fixarmos em experiências negativas.

Emoções positivas e negativas utilizam diferentes sistemas de memória no cérebro, de acordo com Hanson, e emoções positivas não são transferidas tão facilmente para a memória de longo prazo quanto às negativas.

Hanson argumenta que o problema é que estamos mais conectados às coisas ruins – “o cérebro é como ‘velcro’ para as experiências negativas e como ‘teflon’ para as positivas. 

Esse "viés da negatividade" leva nosso cérebro a reagir intensamente a má notícia, em comparação a como ele responde a boa notícia.

O cérebro evoluiu para fazer constantemente uma varredura em busca de ameaças, e quando as encontra, as transforma em foco de atenção principal, de acordo com Hanson.

"Este "viés de negatividade" é uma espécie de bug no cérebro, da idade da pedra no século 21", afirma.

 "Isso torna muito mais difícil o hábito de aprendermos com nossas experiências positivas – e o único jeito de aumentar a força interior é aprendendo com as experiências positivas."

A formula para  "ligar a felicidade", em nosso cérebro, então, é “levar na boa”, ou seja,  estar presente para os pequenos momentos alegres da vida.

Nenhum comentário: