segunda-feira, 11 de novembro de 2013

7 dicas para combater o estresse e ganho de peso


1. Faça 10 flexões!
É isso aí, você leu certo. Hora de ir para o chão e fazer algum esforço. 
Exercitar os músculos garante alívio imediato para o estresse. Esse tipo de atividade “engana” seu organismo por alguns momentos, pois seu corpo entende que você está fugindo de algum perigo.

2. Demore no almoço
Quando estressados queremos comer mais, até mesmo daqueles alimentos que fazem bem. 
Mas o tamanho das porções pode fazer você cair na armadilha de engordar. 
Ao diminuir o ritmo das refeições, prestando atenção ao que se come e à sensação de satisfação, você pode ajudar seu corpo a relaxar e sentir menos fome.

3. Dietas restritivas? Esqueça!
Pode parecer irônico, mas dietas restritivas podem fazer você engordar. 
Como? 
Basicamente essas dietas podem induzir seu corpo a pensar que você está em um ambiente hostil e vai ligar a luz amarela imediatamente, ou seja, liberar o hormônio do estresse.
 Isso pode elevar seus níveis de cortisol em até 18%.

4. Uma sobremesa a mais? Um pouco, e de vez em quando, tudo bem.
Quando o estresse bater e seu corpo pedir algo muito doce ou calórico, faça uma pequena concessão (até os homens fazem). 
É melhor você enganar seu estresse um pouquinho aqui e ali, do que no final do dia sentar na frente da vitrine de doces e pedir uma rodada de pudins. 

5. Descafeinado também é café.
Seu dia de trabalho só vai terminar muitas horas depois do que você imaginou? 
Então, se você acha que vai se estressar, após o almoço opte pelo café descafeinado (um paradoxo que substitui muito bem o café normal). 

6. Abuse no café da manhã.
E por falar em café pela manhã, lembre-se: essa é a primeira refeição do dia. 
Portanto, alimente-se como manda o dicionário e não fique apenas no café. 
A deficiência de vitaminas do complexo B, C, cálcio e magnésio pode levar o seu organismo a ficar estressado mais facilmente.

7. Seja a rainha (ou rei) do colchão.
Uma das melhores estratégias para reduzir o estresse: dormir profundamente bem. Afinal, se seu corpo achar que há algo causando a privação de sono, ele vai liberar o cortisol e estressar. 
Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que ter, em média, seis horas e meia de sono profundo e ininterrupto por noite ajuda a reduzir os níveis de estresse, diminuir o apetite e ajudar na manutenção do peso.

Nenhum comentário: