Em uma dessas radicais transições da vida o arquiteto, Vincenzo Visciglia, brasileiro de Tatuí, interior paulista, migrou com a família aos 14 anos para Miami.
Aos 33, se deslocou para Abu Dhabi para posteriormente se fixar como o arquiteto favorito de algumas das milionárias famílias que residem em Dubai.
E tudo isso ocasionou mais uma alteração de rumo: o mergulho no universo da moda com o lançamento de sua própria grife, Aavva, que hoje veste algumas das mais importantes figuras femininas da sociedade dos Emirados Árabes Unidos.
Foi justamente o sucesso como designer de interiores que o ajudou a se difundir na região como estilista.
Tendo cursado Arquitetura, em Miami, aproveitou o contato com um amigo bem posicionado, diretor de uma companhia de arquitetura em Abu Dhabi, para lhe mostrar alguns de seus projetos.
Surgiu, então, o convite para a mudança de residência e o consequente choque cultural com o Oriente Médio. "Fui na cara e na coragem", ele conta ao UOL Mulher.
"Pouco tempo depois acabei abrindo meu próprio escritório em parceria a outro amigo. E após um ano lá, me mudei para Dubai."
Há cinco anos morando na região, ele conta que se comunica por meio de palavras-chave e gestos.
"Falar o árabe é mais difícil, mas já consigo entender muitas coisas", afirma.
Com características mais minimalistas em seu trabalho, precisou aprender a lidar com os exageros típicos do gosto local, regados a muito brilho e ostentação.
Em seus projetos de arquitetura e design, conseguiu manter vivo o próprio gosto, ainda que respeitando os pedidos de ricaços influentes, como o todo poderoso emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário