segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Formato das comidas dá pistas sobre seus benefícios

Por Melissa Setubal

Você já notou que alguns alimentos possuem um formato parecido com certos órgãos do corpo humano?
A Medicina Tradicional Chinesa explica que essa "coincidência" faz todo sentido, e algumas pesquisas científicas atuais têm comprovado o que já havia sido observado há milênios.
NOZES E CÉREBRO 
Esta é a comparação mais comum e faz todo sentido. Nosso cérebro é composto de cerca de 70% de gordura. Não é a toa que a noz, um dos alimentos mais ricos em gorduras monos saturadas, é uma excelente opção para nutrir esse órgão do corpo. 
O alimento apoia os processos fisiológicos relativos à memória, a capacidade cognitiva e o humor, além de proporcionar relaxamento físico e mental.

FEIJÃO E RINS
Nos rins estão localizadas as glândulas suprarrenais, que produzem diversos hormônios e neurotransmissores, inclusive a adrenalina e o cortisol, responsáveis diretos pelos nossos mecanismos de sobrevivência, como o estresse, por exemplo. 

Exatamente pela mesma razão que a Medicina Tradicional Chinesa diz que nos rins residem nossa energia vital, o chi. 

Os feijões são fontes leves de proteínas, que acalmam nossas suprarrenais superestimuladas pelo estresse da vida moderna, e ajudam a regular a pressão arterial, por serem ótimas fontes de magnésio e potássio. 

O ABACATE E O ÚTERO 
O abacate mantém os níveis de estrogênio controlados, ajuda na perda de peso após a gestação, e ainda previne o câncer nos órgãos femininos. Além disso, a fruta é rica em folato, nutriente importantíssimo para um colo do útero e uma gestação saudáveis. 
Uma curiosidade: o abacate leva 9 meses para amadurecer, desde a sua floração, o mesmo tempo da gestação humana.
AIPO E OSSOS 
Esse vegetal longo e comprido, bem similar à estrutura dos ossos dos nossos membros, também é conhecido como salsão. O aipo é uma excelente fonte de sílica, mineral responsável por deixar os ossos mais fortes e resistentes. 
BATATA DOCE E PÂNCREAS 
O pâncreas é responsável, entre outras coisas, pela produção de insulina - hormônio que converte a glicose ingerida nos alimentos em energia para o corpo funcionar. 
A batata-doce, além de ser uma raiz rica em carboidratos, é também muito rica em fibras, o que significa que é uma ótima fonte de energia estável, mantém os hormônios e o apetite mais calmos, e ainda ajuda a controlar os níveis de glicose e insulina do sangue

Nenhum comentário: