sábado, 27 de abril de 2013

Dica de bebida


Qual o sabor do Raki?


Na novela da moda, tudo mundo toma e, como o cenário é a Turquia, não podia ser diferente, já que o Raki é a bebida nacional do país.
Esse licor também é chamado de "leite de leão" porque quando a água é adicionada, a mistura fica com uma cor esbranquiçada.
Ele é feito de figos, uvas e passas de uva, aromatizado com anis e tem de 40% a 45% de álcool, por isso é diluído em água fria ou gelada.
Casas especializadas em bebidas importadas tiveram um acréscimo na venda do produto que não era muito conhecido no Brasil.

Outras bebidas turcas


Outra opção para qualquer hora do dia é o chá turco (chai), uma espécie de chá preto, que vem sempre junto com cubinhos de açúcar para adoçar. Outro chá muito popular é o de maçã, feito com a fruta seca desidratada.
São servidos nestes copinhos de vidro sem alça.



Dessa seleção não pode faltar o café turco, que também é tomado em países que formavam o antigo Império Otomano, como Grécia, Oriente Médio, parte do Norte da África e os Balcãs.
É preparado a partir de café moído com consistência de farinha. A bebida resultante fica muito concentrada, servindo-se tradicionalmente em chávenas pequenas, com ou sem pega, com ou sem açúcar (branco ou mascavo como na foto).
Antes de consumir o café acabado de preparar, é aconselhável aguardar cerca de um minuto, para que os grãos se depositem no fundo. Servido, não se deve mexer o café para que os grãos não se espalhem.       


Deve-se parar de beber o café  quando se sentem grãos na boca, deixando a borra resultante no fundo da chávena, que pode ser usada para ler a sina.
A xícara é virada ao contrário, com o topo virado para o pires, para que a borra se espalhe. Depois de arrefecer, os padrões que tiverem aparecido podem ser lidos.
Este processo pode ser designado como cafeomancia.

Fonte: Google.



Nenhum comentário: